Formigueiros e dormencia dos dedos e mãos


photo-1443727181919-ccb1e90dc6cdSão termos vulgares que geralmente se referem a parestesias.

Sintomas muito frequentes

Podem ocorrer de forma esporádica, durante a noite ou despertadas por posturas incorrectas e prolongadas (punho em flexão ou extensão)

Estes sintomas são geralmente provocados por compressão temporaria dos nervos periféricos e geralmente desaparecem com a mudança de posição, levantar ou abanar as mãos.

Estes sintomas (formigueiros e dormencia) podem ser sentidos de uma forma mais intensa e descritos como queimor, enturpecimento ou encurtiçamento dos dedos.

Poderão ter significado patológico quando se tornam persistentes.

 

Estas queixas podem ser referidas à mão e todos os dedos, ou apenas a determinados dedos

O atingimento exclusivo do 4º e 5º dedos (dedo anelar e mínimo) são provocados por compressão do nervo cubital. Esta compressão é localizada quase sempre no cotovelo (ver neuropatia compressiva do cubital)

A compressão do nervo mediano geralmente provoca sintomas nos dedos dependentes da sua área de inervação, isto é, polegar, anelar, medio e metade do anelar. Menos frequentemente podem estar afectados dois ou um único dedo.

Mais de 95% dos casos, a compressão do nervo mediano ocorre no canal cárpico (ver Síndrome canal cárpico)

Ainda é vulgar a associação dos formigueiros a problemas da coluna. Ora, esta associação é errada. Os problemas da coluna iniciam-se sempre na coluna cervical ou região da omoplata e irradiam-se para o braço e antebraço: nunca atingem em exclusivo a mão e dedos.