Anomalias Congénitas do Polegar, Conferencia apresentada no 8ª Congresso Grupo Estudio Patología Extremidad Superior (GEPES) – Viana do Castelo, Maio de 2015


Deformidades Congénitas do Polegar:

Tema da Conferencia de Encerramento do VIII CONGRESSO GEPES

Nesta Conferencia descrevi as Deformidades Congénitas mais frequentes do Polegar, com especial atenção para a Hipoplasia do Polegar, as Polidactilias (duplicação) do Polegar, Desvios Axiais, Anomalias Tendinosas, Polegar em Mola Congénito.

O envolvimento do polegar noutras Deformidades também foram abordados, como a Sindactilia, Deficiência dos Raios Centrais, Deficiencia Radial e Cubital, entre outros.

A Hipoplasia do Polegar (Polegar Curto ou Ausente) continua a ser Tema de Debate na Literatura Mundial:

Os Autores Ocidentais dão prioridade à estabilidade, robustez e mobilidade do polegar; assim, nos casos de polegares mais atrofiados propõem a sua amputação, seguida da reconstrução de um “novo polegar” à custa do indicador (cirurgia denominada de Polegarização).

Os Cirurgiões Orientais, tentam a reconstrução do polegar pois, por questões Culturais e Sociais é prioritário que a Criança permaneça com 5 dedos nas mãos.

 

O VIII Congresso GEPES decorreu em Viana do Castelo em 29 e 30 de Maio de 2015 e foi Organizado pelo Serviço de Ortopedia em colaboração com o Dr. Carlos Irisarri